apeamarelo

apeamarelo

26 fevereiro 2015

Coluna do Arquiteto #1: Equilíbrio

“Adoro flor vermelha e coisas listradas” ou “meu apartamento tem que ser preto, branco e vermelho (pausa dramática) e eu tenho q usar esta cristaleira que era da minha vó” e ainda “meu marido quer uma sala marrom e eu, claro, quero usar laranja na cozinha”

Muitas vezes no escritório de arquitetura temos que lidar com situações como essas logo no início de uma reunião de briefing. Clientes que não entram em acordo ou ideias e gostos que não dialogam entre si.



Combinar essas informações na arquitetura vai um pouco além da colagem (quase) aleatória de elementos isolados. Todo mundo tem o direito de gostar de flor e querer usar isso na decoração do seu apartamento ou casa, e essa pessoa continua tendo todo o direito de amar coisas listradas.

Mas ai a querer combinar listras com flores pode ser um pouco demais. Mesmo que ela ainda possa ter esse direito... digamos: inalienável.

A decoração é sim uma combinação de elementos, mas cá entre nós existem coisas que simplesmente não combinam, mas que separadamente são ótimas, lindas, incríveis. Assim como aquela sua blusinha com estampa de flor e aquela calça listrada. A blusa ficaria ótima com uma calça amarela que realça a vivacidade das flores assim como uma sobreposição de cores lisas te deixaria ainda mais* linda com a calça listrada.

Neste exemplo temos duas cadeiras lindas, um abajur clássico, uma charmosa mesinha amarela, a samambaia, as flores, o famoso Antropofagia do Tarsila do Amaral e mesmo o mini passarinho vermelho são muito interessantes se pensados isoladamente, mas quando se juntou tudo isso e ainda aquele papel de parede deixou o ambiente pesado... cruzes.




Uma boa decoração tem que saber equilibrar os elementos na quantidade certa.  Neste caso da foto acima o papel de parede não tinha salvação... estragou tudo!

Não é ótimo quando uma visita chega na sua casa e diz que a decoração combina com você e que tem a sua cara? Voltando ao exemplo das roupas é fácil visualizar que não se deve misturar tantos estilos diferentes. Cada peça do guarda-roupa combina com um número limitado de outras peças. E na decoração também é assim.

Portanto a palavra-chave na decoração é o EQUILÍBRIO. 



4 comentários:

  1. Gostei da ideia da coluna do arquiteto! Mas como tô chegando agora por aqui, não entendi... Vc é arquiteta? rsrsrs... Desculpa, mas pelo post não entendi bem.
    Bom, a foto usada como exemplo deu pra explicar como equilibrar elementos diferenciados. Compartilho da opinião do arquiteto, o papel de parede estragou tudo! kkkkkkk... Pesou muito o visual da sala e ficou algo muito confuso.
    Deixo a minha sugestão de, se possível, nos próximos post do arquiteto serem usadas fotos de exemplos bons e ruins, comparando-os, para ficar melhor para os leigos como eu entenderem :P
    Bjs!

    www.meuminiape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Obrigada pelo comentário e pela sugestão :)
      Para esclarecer, o arquiteto é meu namorado, que fez o projeto da reforma do apê e essa será a coluna dele, aqui no blog.
      Espero que volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu estou ferrada, porque gosto de misturar tudo e mais um pouco hahahha... Acho que acertei no título do meu blog, porque venho conseguindo misturar estilo rústico, clássico, retrô, provençal e industrial tudo num só cômodo... Uma salada sem fim.
    Mas não adianta, eu tenho que fazer do meu jeito e depois quebrar ou não a cara. Tenho certeza que se contratasse alguém pra fazer os projetos internos da casa ia dar briga, porque no fundo ia querer tudo exatamente do jeito que já tenho em mente.

    Adorei a ideia da coluna do namorado arquiteto, xará!
    Beijos
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!
      Xará, você está certa! Se você está consciente do que está fazendo e seu gosto é esse, você tem mais é que deixar o seu cantinho do jeitinho que gosta :)
      E olha, acho que mesmo misturando várias coisas, você está conseguindo deixar de um jeito legal!
      Beijinhos

      Excluir