apeamarelo

apeamarelo

06 fevereiro 2015

Cozinha aberta

No meio de dezembro mostrei pra vocês o antes e depois da cozinha (quem não viu, pode clicar aqui) que é um dos meus grandes amores.

Depois disso, vi muita gente por ai falando sobre cozinha americana e armários. Claro que são decisões muito particulares e que dependem de muitas variáveis.. mas eu amo como a minha cozinha ficou!


no cantinho da esquerda, o início da nossa hortinha

Já falei várias vezes aqui que desde que comprei o apê sonhava com uma cozinha americana. A ideia de poder receber os amigos e cozinhar sem ficar isolada sempre me encantou. Mesmo no dia a dia, essa cozinha integrada me atrai, além da sensação de amplitude que não teria com a cozinha fechada.

Muita gente pensa na questão da arrumação, já que fica tudo exposto. Realmente, não dá para deixar a cozinha bagunçada, quanto mais se tiver a possibilidade de chegar uma visita. Mas isso até hoje não foi um problema.

Tentamos deixar o apê sempre razoavelmente arrumado, sem um grau de exigência muito alto, já que nós dois trabalhamos fora e valorizamos nosso tempo de descanso. Mas buscamos não deixar acumular louça na pia (a lava-louças é muito útil para isso) e as coisas sempre nos seus lugares.

Pode parecer bobeira, mas as vezes estou na mesa da sala, olho levemente para o lado e me pego sorrindo ao olhar para o lado e ter essa vista:




Não é só o fato de ver, da sala, a cozinha. Adoro ver essas prateleiras coloridas com os enfeites e utensílios que usamos com frequência. Acho que ficou lindo, leve, divertido.. fora que vamos trocando as coisas de lugar e mudando um pouco a carinha da cozinha :)

Quem acompanha o blog há mais tempo, sabe que ainda falta um balcão de madeira, sendo que a madeira vai contornar toda essa "janela", um spots de luz embutidos na parte de cima.

Quando o namorado fez o projeto, confesso que fiquei super na dúvida quanto a essas prateleiras. Achava que ficariam só enfeites e acumularia poeira. Não achei que daria realmente certo colocar copos e pratos ali. Mas dei um voto de confiança na visão do namorado-arquiteto e não arrependo nem um pouco! Acho super estiloso e prático deixar ali essas coisinhas que usamos com frequência

Claro que, se tivéssemos armários na parte de cima da cozinha teríamos muito mais espaço para guardar as coisas. Mas ainda tem espaços vagos nos armários e gavetas que temos hoje.. e pode até ser bom não ter muito espaço, para não acumular coisas desnecessárias. Rsrs :)







Então adoro essa cozinha aberta assim: aberta para a sala e aberta com as prateleiras.

E a cozinha de vocês, como é?

Beijos

14 comentários:

  1. Olá Thais.
    Adorei como ficou a cozinha, pequena e funcional. Gostei da combinação que fez, azul com amarelo. Acho que eu não teria essa coragem, rsrsr
    Qdo o apê sair, espero aumentar o espaço da bancada. Não poderei realizar muitas mudanças, infelizmente... É contar com o que tem.

    Estou voltando com as atividades no bloguinho, quando puder dá uma passadinha lá.
    Beijinhos
    meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi xará!
    Sua cozinha ficou linda, diferente e descontraída... adorei o resultado!!

    Quanto à cozinha aberta, realmente tem muitas vantagens e fica lindo. Mas eu devo ser uma das únicas que não quis uma cozinha assim na minha casa.

    Fica mais chique e moderno e é ótimo pra receber gente... Mas eu sou estranha e gosto de tudo separadinho, rs. Preferimos ter uma sala aconchegante e isolada e com uma porta pra cozinha que desse pra fechar na hora de usar o liquidificador, cilindrar pão e coisas barulhentas do tipo. Também gosto do fato de poder conversar com minhas amigas num canto, deixando os homens conversarem em outro... Então pra nós a questão da interação na hora de receber amigos não interferiu na escolha.
    Além é claro, de vc ficar um pouco mais limitado quanto aos acabamentos e decoração, porque tudo é junto, então tudo tem que ornar.

    Confesso que na hora eu nem cogitei fazer tudo integrado, mas depois de ter projetado tudo separado, eu ainda fico babando nas cozinhas americanas, vejo nos programas de construção eles quebrando as paredes pra deixar tudo integrado e dá até vontade de fazer o mesmo rsrs (embora no nosso projeto não dê nunca, em razão da configuração dos cômodos).

    Enfim, acho que a cozinha aberta funciona pra maioria das pessoas, e vc pelo jeito acertou em cheio!!

    Beijos
    meucafofopitoresco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha visto sua cozinha ainda (como assim, se estou sempre te acompanhando???) - acho que porque foi em dezembro e minha casa estava o caos kkkkkkk menina que lindo! Adorei o projeto, achei que ele teve muita personalidade... aqui em casa no granito acumula poeira, e daí? Tenho o maior prazer em limpar, até porque não dá o menor trabalho! E quanto ao espaço, nós não precisamos de tanta coisa assim, a maioria das coisas que temos muitas vezes nem usamos... quando terminei a reforma da minha cozinha me desfiz de muita coisa e confesso que não faz a menor falta! E já estou revendo uma nova faxina (adooooro desaparecer com coisas, meu marido fica doido) rss. Enfim, AAAAAAAAAAMEI! Parabenize o namorido, pois ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Ficou uma gracinhaaaa, seu namorado (ou já casou?) mandou mto bem nas ideias, amei as combinações de cores, tudo de mto bom gosto!


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sua cozinha tá bem descolada! a minha será aberta tb, confesso que as vezes bate um medinho!

    www.papoterapia.com

    ResponderExcluir
  6. A minha é americana... a construtora já ia entregar ela americana e eu achei melhor... não sei mais acredito que uma cozinha fechada no apartamento me daria fobia, rssss

    ResponderExcluir
  7. Olá Thais!! Sua cozinha ficou uma graça, fiquei encantada!! Queria te fazer uma pergunta.. reparei que seu microondas fica embaixo da bancada, gostaria de saber se é tranquilo de usá-lo nessa altura, pq estou pensando em fazer a msm coisa no meu ape, mas fico com receio de não ser tão prático de usar...
    Bjos e parabéns pela cozinha, pelo ape todo! Está td muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila,
      Olha, não tem muito tempo que temos o microondas, mas estou achando super tranquilo.
      Como não é uma coisa que uso toda hora e, também, quando uso é só colocar o alimento e depois tirar (não tem que ficar realmente manuseando) acho que vou continuar gostando dessa posição.
      Muito obrigada pelos elogios :)
      Beijos

      Excluir
  8. Thaís sua cozinha é linda será minha inspiração para cozinha do meu novo apê, ela é a combinação perfeita de cores sofisticação e originalidade...amo muito mesmo.
    Mas queria perguntar se em cima da parede de subway tiles tem mármore??? e se você vai colocar depurador coifa acima do cooktop?? abraço e parabéns belo bom gosto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Fico muito feliz em saber que você curtiu tanto a cozinha :)
      Aqui no apê, por uma questão de estilos e redução de gastos, resolvemos não colocar revestimento nas paredes da cozinha, mas fazer apenas essa espécie de "backsplash" até a altura que mais se molha e suja. Então, acima dos subway tiles é parede pintada mesmo. Usamos uma tinta mais apropriada para cozinhas.
      Vamos colocar um depurador sim, mas só quando o dinheiro permitir.. rsrs! Até agora, a janelona da área e a ventilação que vem da sala estão segurando a onda!
      Beijinhos

      Excluir
  9. Oi Thais,sua cozinha é linda,a minha tbm será aberta,como já viu no meu projeto eu acho moderno e funcional,mais na,prática nao sei como será,quanto a barulho da panela de pressão,lliquidificador e afins rss.
    Por isso ja estou estou com um plano B rss,estou cotando uma porta de correr o problema e o tamanho mais de 4m sai os olhos da cara;mais isso e futuro,eu tbm já pensei em usar a área de serviço pros eletros barulhetos,mais isso quando tiver visita,a porta eu gosto pois tbm decora .
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu achei que ficou linda. Adoro prateleiras, acho que deixam a cozinha super moderna e prática.
    Na minha cozinha eu tirei um armário fechado pra colocar prateleiras, ficou bem mais bonito. O único problema é que dá mais trabalho pra limpar, por causa da poeira.
    O colorido da sua cozinha também ficou ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi thais... Olhando para o lado e rindo é...kkkkkkkkkkkk!!!
    Realmente eu acho que serei igualzinha a você, a minha
    cozinha será americana e realmente tudo tem que ficar
    arrumadinho, se não o ar de casa bagunçada reinará!!!
    Sua cozinha é linda parabéns!!

    Bjus

    http://sonhandocomnossoapeger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Thais! Tô chegando agora no seu blog e adorando!
    Adorei o que vc disse sobre a cozinha americana.. tudo de bom não ter que ficar isolada na cozinha. É muito bom criar um ambiente onde todos possam interagir! Tbm fiz na minha casa (ainda não estreei) mas não vejo a hora!
    Bjos!

    www.cantinhodelais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir