apeamarelo

apeamarelo

04 março 2015

Coluna do Arquiteto #2:Miscelânea total, e das boas

No post passado eu mostrei como é difícil combinar coisas diferentes, mas foquei mais na parte que deu errado. Então a Bruna do meuminiape pediu que eu desse bons exemplos de combinações de estilos. 

Resolvi dar uns exemplos e mostrar a razão por elas terem conseguido se destacar no meio de tanta coisa. Clássico, Rústico, Moderno, Rococó, Desconstrutivista, Art-déco, Contemporâneo, Brutalismo, Minimalismo, Barroco, Racionalismo, Gótico... e por ai vai numa constelação quase sem fim de estilos arquitetônicos. Cada um deles surgiu em um lugar em um período e teve um contexto bastante específico. 





Não seria louco de explicar cada um deles, mesmo porque eu não sei ficaria mais chato que as aulas de teoria e história da arquitetura que eu tinha na faculdade. Então vamos lá.


Busquei na internet e no meu acervo de referências algumas imagens para mostrar que cada estilo funciona bem sozinho, mas que colocando tudo no liquidificador podemos sim ter um resultado bem bacana. 




Aqui neste projeto o se vê são elementos que remetem totalmente à década de 60. Cores forte reforçam a personalidade do espaço, mas olhando bem a gente percebe que a disposição dos elementos é bem moderna. Estes cartazes de pop-art denunciam. Vejam também como as cores combinaram. Cores vibrantes!



Este outro aqui foi um pouco mais ousado. Puro ecletismo pós-moderno (oi?).  Apesar da mistura de estampas a composição ficou equilibrada com uma certa repetição de alguns elementos. A luminária pendente e a estátua clássicas... e chifres de animais. Parece que não combina, mas combinou. 



Aqui outra mistureba. Vejam que só na iluminação são 5 tipos diferentes de fontes de luz artificial. Tem o pendente redondo, a luminária de trilho, essa pipa super legal, o varal de incandescente e ainda um led. Fora isso tem esse sofá com várias texturas de jeans! JEANS. A parede com cartazes, a madeira, o metal.... Estilos e texturas muito bem explorados.




E essa textura levemente islâmica no tapete? Quem diria que combinou com esse aparador super anos 50. Um castiçal com um desenho clássico, objetos super contemporâneos. A luminária de pé e o quadro são modernidade jovem que faltava. Ficou ótimo.



E para finalizar essa bancada na cozinha que é um spoiler dos próximos dois posts dessa coluna. Cores e cadeiras. Eu ou um fã desses dois modelos de cadeira. A DSW do Charles Eames bem clássica e branquinha e encaixa em todo lugar. Bem ao lado a Chair One do Konstantin Grcic que por incívelque pareça foi inspirada em uma bola de futebol. Áaaa e toda essa modernidade bem juntinho de um armário suspenso do final dos anos 70 e uma geladeira preta modernérrima.

É isso gente. Podemos sim juntar um monte de coisa. Só precisa de um pouco de personalidade, equilíbrio e cor. 

8 comentários:

  1. Oi flor, adorei teu blog, parabéns!

    Sobre o filme, muitas pessoas que estão indo me falaram que não gostaram, talvez pelo fato de não terem lido os livros, e também porque o final não parece final sabe(até pq vai ter as continuações exatamente como nos livros)...
    Enfim se você quer assistir acho que deve ir para tirar as próprias conclusões...

    Beijocas flor e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser muito corajoso para combinar cores diversas. Admiro quem faz e consegue fazer com que o ambiente combine. Acho que eu não conseguiria me arriscar tanto.

    Grande beijo..
    www.meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante de coisa colorida..acho q deixa o ambiente super vivo

    ResponderExcluir
  4. Ah, sou suspeita pra falar! Adoro misturar cores, estampas, formas geométricas...acho que tudo vale quando se tem bom gosto! Tô louca pra começar a decorar minha casinha (a obra termina esse mês) pra começar a fazer minha smisturebas! hehehe! Amei as referências! <3

    Meu blog é sobre a Obra da minha casa e decoração: www.muitacalmanessaobra.com

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. O Falcão no final foi ótimo hahaha
    Adorei a 3ª, 4ª e 6ª imagens.

    Falando em cores... Não sou fã de ambientes com apenas uma cor destacada, tipo uma sala toda bege/neutra com alguns pontos em azul pra dar uma corzinha e só... Eu acho que uma dupla ou trio de cores como pontos de destaque sempre funciona melhor. Ou seja, nesse exemplo, apesar de o azul quebrar o bege, parece que fica faltando uma terceira cor pra "quebrar" o azul.
    Sou leiga em arquitetura e design de interiores, mas isso é algo que eu sinto quando faço meus projetos haha

    E quanto aos estilos, eu, particularmente, gosto de misturas porque acredito que cada estilo tem atrativos e pontos negativos e, misturando, eu posso juntar o que há de melhor em cada um deles. Por exemplo, eu adoro aquelas portas mais clássicas que os americanos usam dentro de casa e quero colocar na minha, mas nunca faria uma casa toda com estilo clássico, porque acho chato e formal demais.

    Sou a favor de usarmos aquilo que gostamos, independentemente do estilo. Mas sou também muito a favor de um projeto prévio, porque a linha entre mistureba cool e breguice pode ser tênue, e as vezes as coisas simplesmente não combinam, sejam de estilos diferentes ou não (e sendo diferentes o risco é muito maior, rs)

    Thais, respondendo seu comentário no meu blog (já que ele te odeia), eu tive muita sorte de ter ganhado o terreno dos meus pais, e até mesmo de morar onde moro, já que aqui as coisas são relativamente baratas... Se fosse em outro lugar, não sei se conseguiria construir uma casa assim agora. Mas tudo tem seu tempo, e agora é sua hora de aproveitar esse apê lindo! Mas quero blog novo quando chegar sua hora de construir/reformar uma casa hein? :D

    Beijos!
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Interessante, tem coisa que eu nem sabia que existia. Brutalismo, sério isso? Nunca ouvi falar! XD Das imagens que você colocou a que mais me identifiquei foi com a última (não a do Falcão, a anterior, rs). Eu gosto de decoração contemporânea, com um quê de cores e algumas peças de impacto, mas no geral tem que ser equilibrado e aconchegante, então se é pra pender pra um lado na balança ela pende mais pra discrição do que pra ousadia.

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii!Adorei seu post!Faltou o estilo Dani Terra, que é o meu,hehehehehe!Muito lindas as imagens, parabéns!
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi! Obrigada por me citar!
    Adorei o post! Eu não sou muito fã de ambientes muito coloridos, mas para quem gosta, fica muito legal! Esse último eu amei! Adorei a ideia das cores e materiais diferentes nas cadeiras. O ambiente ficou super moderno.
    Acho que o importante é a gente fazer o que gosta, seja colorido ou clean.
    Bjs!

    www.meuminiape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir