apeamarelo

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16 março 2015

Review #3: Lista da Etna (não indico)

Vocês devem ter reparado que eu falei bastante em janeiro sobre o chá, mas nada disse sobre a lista de presentes. É que foram tantos problemas, que estava dando um tempo para ver se as coisas se resolveriam de uma forma mais tranquila.. Mas infelizmente, ainda não teve solução.

Fiz a lista no site da Etna, que parecia ser uma ótima opção: faria a lista considerando os presentes do site, mas, na verdade, ganharia o crédito no valor da compra (para trocar por qualquer produto da loja física, que tem mais opções) e mais 10% de bônus. Parece uma ótima ideia, ne? Se funcionasse, acho que seria mesmo..


Logo que divulguei para os convidados, alguns me falaram que estavam tendo dificuldades em concluir a compra. Mas, na minha inocência, achei que era um problema passageiro e nem cogitei fazer a lista em outro lugar.

Depois, reparei que a lista estava aparecendo duplicada no meu cadastro, mas com tanta coisa que estava na minha cabeça, não dei muita importância para isso. Porém, os problemas só pioraram.


Chegou o dia do evento e muita gente não tinha conseguido finalizar a compra no site. Resultado: alguns foram pessoalmente comprar na loja física, outros foram em outras lojas. Com isso, eles compraram considerando os itens que estavam na lista.. mas lembram que eu fiz a lista pensando apenas em preços razoáveis, já que achava que escolheria mesmo os itens na hora do resgate?

Sei que "cavalo dado não se olha os dentes", mas quando se está montando uma casa, há uma diferença entre os presentes que as pessoas gostam de dar e as coisas que você realmente está precisando..

Ok, superado - em partes - esse momento, fui à loja fazer o resgate do crédito e bônus, e ai mais um susto: o crédito de algumas pessoas que me confirmaram ter conseguido fazer a compra simplesmente não constava lá. Conversando com o gerente da loja, ele me disse que tiveram vários problemas em janeiro (época do meu Chá) mas que estava "de mãos atadas" porque não podia resolver nada do site.

Liguei para o telefone de atendimento do site na própria loja, fazendo a reclamação. Quando retornaram meu contato, informaram que não havia duplicação da lista (informação falsa) e que realmente tiveram diversos problemas no site em janeiro.

Disse que, se tiveram tantos problemas em janeiro, que o mínimo que eles tinham que ter feito era suspender as listas de presente ou, ao menos, informar isso às pessoas que fizeram as listas com eles! Não me deram uma resposta para isso..

De forma absurda, falaram ainda que eu teria que pedir aos convidados os emails de confirmação dos pagamentos, para enviar à empresa, para que eles me fornecessem o crédito.

Imaginem só o constrangimento de eu ligar para amigos ou conversar com colegas de trabalho, para pedir o email de comprovação de compra do presente que eles disseram ter comprado pra mim?!

Conversando com a gerente, ela disse que entendia que solicitar ao convidado esse email seria um ato extremamente constrangedor, mas que não podia fazer nada. Como assim, não pode fazer nada?

Disse a ela que, para evitar esse constrangimento e para repor todo o desgaste já sofrido (desde a dificuldade relatada pelos convidados, considerando que fiquei mais de uma hora na loja sem conseguir resolver e que foram três contatos por telefone sem também resolver a questão), que eu aceitaria qualquer bonificação da empresa para encerrar a questão e voltar a ter uma boa imagem da empresa. Mas eu recebi um grande "não" como resposta.

Diante da negativa da gerente em fazer um acordo e mostrar que a loja respeita o seu consumidor, pedi a ela que me enviasse por email a gravação da nossa conversa.

De forma ainda mais absurda, ela me disse que a política da empresa não permite o envio das gravações. Perguntei se ela sabia que a lei determina que a empresa forneça ao consumidor a gravação da ligação. Ela disse que sabia, mas que não iria enviar.  

Gente, estou tão indignada que me faltam palavras! Eu que gostava tanto da loja, que recomendei para vocês o sofá de lá, agora não consigo nem pensar na loja sem tremer de raiva!

Deixei meu relato no Reclame Aqui (vejam aqui) e vou aguardar um posicionamento da empresa. Quem sabe eles não resolvem se redimir, ne? Mas até o momento, eu não recomendo a ninguém fazer uma lista de presentes na Etna. 

Beijos!

8 comentários:

  1. Que situação mais chata e constrangedora! É um alerta para todos nós que acaba tendo uma boa imagem da loja! Fez muito bem em ter colocado a reclamação no Reclame Aqui e tem mais moveria uma ação... Como n vão fornecer a gravação?! Que absurdo!

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  2. Poxa vida Thais... que sacanagem mesmo!!!
    Eu particularmente sou meio cabreira quanto à compras por internet em geral. Sou bem antiga nesse ponto e prefiro não me arriscar com essas listas online. Vai saber né?!
    Talvez você possa acionar o Pequenas Causas para resolver esse problema...

    Bjos, até mais!

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  3. Que absurdo! gosto muito da etna tmb
    que pena ter esse tipo de problema
    bjos

    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

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  4. Ai que coisa chata!
    Para a minha lista de casamento eu optei fazer em uma loja menor aqui em Brasília. Lojas muito grandes não tem o dono para resolver!

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  5. Se precisar de alguma informação jurídica me dá um toque... posso te orientar como proceder! É inadmissível que em 2015 há empresas que ainda tratem seus consumidores assim! ;)

    Reformando Nosso Lar

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  6. Que coisa!! É inexplicável algumas coisas que acontecem, não passamos por situações assim na lista de presentes do chá ou casamento, mas em outras compras do apartamento e outros presentes...
    Acho um absurto e foi muito bom você vir compartilhar isso com agente...
    Muito bom saber, valeu a dica!
    Só espero de verdade que sua situação seja resolvida o mais breve possível, ou acredito SIM que você deve procurar seus direitos como cliente...

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

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  7. Que mulher sem noção! O grande problema das grandes empresas é esse. Você fala com um funcionário e ele não sabe de nada, joga pra outro, que também não sabe, e pra outro, outro, e nenhum deles pode resolver nada porque "foge dos poderes dele". E assim vai, fica por isso mesmo. E tratam os clientes assim, sem nenhuma consideração e nenhum cuidado com o nome da marca, que acaba ficando suja por causa de péssimos funcionários como esses! Por isso que uma equipe que representa uma marca tão famosa deveria ser muito bem treinada. Sinceramente, acho o fim da picada esse tipo de cuidado das empresas com o atendimento ao consumidor. No mundo em que vivemos hoje, onde a opinião dos consumidores é tão importante e pode contaminar a tantos outros, acho que deviam tomar mais cuidado!
    Boa sorte com essa história! Espero que façam um acordo decente! Caso não, PROCESSO NELES!

    Beijo, Thais!
    Manu,
    www.muitacalmanessaobra.com

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  8. Nossa, que absurdo!! Fiquei muito indignada por você... A forma como trataram o problema e falaram com você é inacreditável...Isso é simplesmente ridículo e inaceitável vindo de qualquer empresa, principalmente uma empresa desse tamanho!!
    Bom, espero que tomem vergonha na cara e façam algo decente a respeito, pra que você não tenha que recorrer a uma ação no Juizado né?
    Beijos
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

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