apeamarelo

apeamarelo

13 agosto 2014

Google SketchUp

Como prometido, hoje vim falar pra vocês sobre o programinha usado para fazer o projeto do apê. E o título já revela o mistério: é o Google Sketchup.

Mas antes de sair correndo baixar o programa, recomendo a leitura do restante do post.. rs!




O primeiro ponto que eu queria ressaltar hoje é que o programa não é fácil de usar. Mesmo com a ajuda do namorado, eu tive dificuldades em fazer coisas que podem parecer básicas.

Gerei duas ou três imagens para mostrar aqui pra vocês - e quando eu digo "gerar" é basicamente colocar a "câmera" na posição que queria, mostrando a parte do projeto desejada. Quem fez realmente o projeto foi o namorado-arquiteto.

Sei que tinha gente por ai ansiosa para saber qual era o programa usado e acredito que estavam esperando um review diferente ne? Queria poder dizer pra vocês que o programa é super fácil e instintivo, mas tenho que falar a verdade, ou melhor, a minha experiência com ele.

Porém, se você me falasse "mas Thaís, eu estou tomando gosto por coisas ligadas a decoração e arquitetura, quero conhecer mais desse universo e ver como que é fazer uma imagem dessas" eu te diria "Eu também! É um mundo novo para mim, mas que vem despertando muito meu interesse".

E ai, te recomendaria um curso de SketchUp que comecei a fazer e que está me ajudando a entender o programa. É um curso básico, online e gratuito, com video-aulas que vão desde a instalação do programa até o uso das principais ferramentas e criação de cenas.




Mas antes de começarem o curso, tenho mais um recadinho: baixar o SketchUp e fazer esse curso não faz de você uma pessoa realmente especializada no assunto.

O meu blog, assim como o de vários vizinhos, foi criado para uma troca de informações sobre reforma e construção. E não me entendam mal: acho super bacana ter essa troca de experiências, inspirações e indicações! Mas acho que é importante lembrar que existem profissionais no mercado que estudaram muito para trabalhar com isso.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) lançou uma cartilha bem bacana, chamada Contrate um Arquiteto.

"A ideia é conscientizar a sociedade sobre as atribuições e conhecimentos específicos do profissional de Arquitetura e Urbanismo, além de desvendar mitos que ainda dificultam a contratação"




A cartilha é muito interessante e vale a leitura completa, mas vou destacar aqui dois pontos:

"O que eu preciso são quatro paredes e um teto... Para que recorrer a um Arquiteto e urbanista?
Os Arquitetos e urbanistas ajudam a fazer escolhas explorando todos os cenários possíveis e apresentando a solução que melhor se adapta as suas necessidades e ao seu bolso. Estes profissionais podem ajudar a tomar decisões baseadas no melhor custo benefício, proporcionando economia nos materiais e na obra como um todo."


"Um Arquiteto e urbanista é um luxo a que não posso me dar.
Os honorários dos Arquitetas e urbanistas não são apenas uma parcela a somar no final. Em  geral, estes representam uma percentagem sobre a estimativa  de custo da obra, mas é possível trabalhar com outra proposta de formulação de honorários. Arquitetos e urbanistas elaboram e trabalham com orçamentos, assegurando sempre a melhor relação possível entre as pretensões do cliente e o preço/qualidade. Um edifício bem concebido e bem construído resulta num excelente investimento a médio-longo prazo. O trabalho do Arquiteto e urbanista garante  a boa concretização de uma obra. Os Arquitetos e urbanistas podem estruturar o processo de projeto e construção por fases ou etapas, adaptando-se as suas condições econômicas."


Vale a reflexão, também, da valorização da profissão. Temos uma tendência a nos irritar quando as pessoas desvalorizam a nossa profissão, mas não perceber (ou não importar) quando fazemos isso com a dos outros.

A moral da história é: se você gosta do assunto e não se importa em gastar um tempo desvendando o programa e suas ferramentas, acho interessante baixar o Google SketchUp e fazer o curso. Mas isso não descarta a importância da contratação de um arquiteto para a sua reforma ou construção.

Espero que vocês não fiquem com raiva de mim, depois desse post! rsrs :)

Beijos

15 comentários:

  1. Oi Thais!! Tudo bem?

    Então... já li muito sobre este programa, e achei bem bacana. E você não é a primeira pessoa que achou ele complicadinho... rsrs.
    Gosto muto destes projetos pra ter uma ideia mais real de como ficará o tão sonhado lar.

    Bjinhos, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Thais, bom dia, querida nova comadre!
    Cheguei a tempo de uma cafezinho??? ;-)
    Fiquei tão feliz com sua visita e estou mto feliz tbm por estar aqui, conhecendo seu cantinho - aliás, que postagem bacana a de hj, hein? Super útil! Não conhecia. Até compartilhei!!!

    Seja sempre mto bem vinda ao Meu Doce Lar, viu?
    Deus te abençoe e proteja!
    Um bjão e que Ele esteja sempre à frente de seus projetos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tha!!!
    Olha eu aqui te visitando também!! E olha só estava tentando desvendar esse programinha ontem!!!! heheh.. To apanhando ainda!!!
    Tu tem alguma dica para usar ele?? Algum tutorial?? Ou o lance é ir fuçando mesmo?!?! hehe Bjksss
    Marcinha
    http://casinhaterrea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Thaís, como vai?

    Conheci seu blog por meio da Karin do Meu Doce Lar.
    Gostei bastante do seu espaço na internê e já estou te seguindo.

    Já tentei usar essa programa para pensar na planta do apê que mudei há uns meses, mas achei sofrido demais.Resultado: acabo recorrendo a folhas de sulfite onde desenho cada cômodo e depois com lápis e borracha simulo onde ficarão os móveis. Não é prático, mas fico sem paciência de mexer no computador para coisas além do meu entendimento rs.

    Bem, também sou blogueira e adoro o tema decoração.
    Te convido a conhecer o meu blog e curtir a minha fanpage: https://www.facebook.com/saladananda
    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
  5. Ah!!! Vou baixar!
    Pois é concordo com vc em tudo! Temos pessoas especializadas para tudo e devemos sempre procurar um profissional qualificado.
    Vejo muito isso na minha área, na veterinária, a pessoa entra na net, lê um artigo, acha que já é veterinário e faz uma merd... daquelas e ai sim leva o pobre do bichinho pro veterinário!!!

    Quero usar só pra fazer as minhas inspirações! Nisso eu e marido concordamos, qd for a nossa casinha mesmo, só com um profissional!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais! Vou te dizer que já tentei utilizar esse programa e não me sai muito bem rs
    Quem sabe com este curso gratuito eu consiga ter um pouco mais de noção, e consiga fazer alguma coisa nele. Vou tentar!
    Concordo com você, às vezes pensamos que sabemos desenvolver um projeto, mas nada comparado a um profissional capacitado!

    Estou te seguindo também para não perder mais nada aqui!
    beijinhos

    http://moraradois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais!!

    Eu adorei o programa... fiz meu projeto da fachada nele... mas concordo com você que é um programa difícil... acho que fiquei um mês mexendo nele pra conseguir fazer... assisti muitos videos na net até conseguir.

    A parte boa de fazer em casa é que dá pra ir testando e fazer quantos projetos quiser... depois de quase pronto fui alterando uma coisa ou outra (cor etc) e salvando e pudemos ver a casinha de várias formas diferentes...
    Concordo com você que existem profissionais, mas no meu caso, minha arquiteta não iria fazer e aqui na minha cidade é bem dificil esse tipo de serviço... se eu fosse contratar alguém de fora seria muito complicado... daí resolvi me aventurar... e gostei bastante... hehe

    Bjuus da Fer
    http://anossacasaemconstrucao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais.
    Sou estudante de design de interiores e uso bastante o sketchup. No início foi bem difícil mas hoje consigo usar numa boa, o importante é praticar bastante.
    É verdade precisamos valorizar os profissionais, porque por mais que a gente aprenda muita coisa sozinho eu pela internet, tem certas coisas que só um profissional pode nos oferecer.
    Beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Thais, esse programa é difícil mesmo, acho que depois do quinto desenho que fiz é que peguei prática, aí hoje é rapidinho pra fazer. E o que eu gosto nele é a precisão das medidas que não consigo em outros programas on line, na minha casa a cozinha, banheiros e o meu quarto é tudo milimetrado, kkkk. bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa que tudo...Será q consigo fazer alguma coisa?? Vou baixar e vamos ver no q dá...rss

    ResponderExcluir
  11. Oi Thais, acho que já tenho este programa no not, mas desisti de mexer kkkk. Realmente é um pouco complicado ai acabei desistindo, e concordo que apesar do programa temos que procurar profissionais...só não procurei porq meu bolso não aguenta kkk.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Thaís, este programa gera imagens ótimas, estou louca pra fazer alguns ambientes nele, vamos baixar este curso pra tentarmos fazer alguma coisa por aqui, marido domina o autocad, mas este não é 3D, então é um pouco limitado. Vamos tentar, rs. Concordo com vc sobre a valorização do profissional, é muito importante, neste caso eu até estou bem servida, pois marido é engenheiro e trabalha com uma arquiteta, que já deu algumas idéias interessante no nosso projeto. bjo!!

    ResponderExcluir
  13. Oi xará!

    O Sketchup é bom demais, principalmente depois que vc pega o jeito... Eu comecei a usar sem ver tutorial nenhum e me irritei demais kakakka, é que dependendo do que vc faz, dá pau no negócio e estraga tudo as paredes, vc não consegue botar as janelas e por aí vai.

    Mas vc tá conseguindo renderizar os projetos? Essa é minha maior dúvida... Até vi uns tutoriais, mas pelo jeito é bem complicado.

    Bjssss

    meucafofopitoresco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi coloquei o Sketch 2015 no meu pc e ele vencei a validade o que faço
    meu email e dinhostje@gmail.com
    obrigado....

    ResponderExcluir
  15. oi coloquei o Sketch 2015 no meu pc e ele vencei a validade o que faço
    meu email e dinhostje@gmail.com
    obrigado....

    ResponderExcluir